NAMORAR...





Fui convidado a desafiar-me e escrever algo sobre “namorar”. Tantas e tantas pessoas bem mais eloquentes e expressivas já falaram sobre namoro. Vinícius de Moraes, Drummond, Fernando Pessoa, Caetano, Chico Buarque, e muitos outros... De tudo que já vivi, posso dizer que namorar é...


O retrato de cabeceira para que mesmo não dormindo juntos, será a primeira pessoa que receberá um olhar e um bom dia.




Namorar é escovar os dentes no momento qualquer, na ansiedade de receber o beijo da amada,
É a música no ônibus, no carro, no radinho, ou no ipoid. É a letra de cabeça pra ser recitada, é a dúvida, é a certeza, é a ligação só pra aumentar a certeza ou pra dividir a mesma dúvida.




Namorar é convidar a amada e sair com ela pra dividir um sorvete de casquinha, é negar a coca-cola – dá estrias. Tome um suco de laranja! É ser romântico no rabisco caprichado num pedacinho de papel pra dizer eu te amo! Namorar é soluçar de tamanha saudade e chorar baixinho, com a voz dengosa...




Namorar é fugir do trabalho, pegar um táxi, comprar um buquê de lindas rosas e faze-la ficar vermelha de vergonha no seu trabalho. Namorar é devoção! É admiração, é olhar zangado e mesmo assim com carinho.




Namorar é escolher o filme que ela gosta, é ficar contente por ela, é castigar a solidão com mensagens loucas pelo celular. Namorar é confessar tristezas, dividir problemas é locupletar-se das dores que não são suas. Namorar é fazer molecagem numa briguinha boba e dizer que ela tem razão, porque mesmo assim, ela ainda vai ficar chateada.




Namorar é construir sonhos, é subir escadas de realidades, é caminhar na praia da aventura, é tocar fogo no passado. É evitar mentiras e ao mesmo tempo mentir pra fazer uma agradável surpresa!




Namorar é ir ao encontro da amada nem que seja em Pequim. Você irá, não diga que não vai, porque sabe que vale à pena.




Namorar é pedir licença pra saudade e conversar com ela ao mesmo tempo. É começar a correr na beira da praia num fim de tarde só pra ver se da de cara com a amada. É puro suor, é também preocupação, é vaidade. Namorar é ir ao salão de beleza tirar a barba, limpar as unhas, é usar um perfume que sempre quando a pessoa amada sentir, vai logo se lembrar de você.




Namorar é perder tempo pensando, é vez enquanto, ficar sozinho. É dizer que sentiu falta mesmo que não tenha dado tempo de se sentir falta. São exageros de sorrisos, de promessas, de confissões. Namorar é um coração que vive e bate agora em função de outro coração.




Namorar é ir à casa da vovó e tomar aquela sopinha. É se entender e dar-se muito bem com a “sogra”, é conhecer os irmãos, ir às festas de família. Namorar é olhar pra pessoa amada e questionar sempre se ela é quem Deus escolheu pra você. É estar com a atenção à resposta. É crer quando em si, pelos limites das próprias forças, se possam duvidar. É estar preparado paras as surpresas. É ser sempre uma boa surpresa!




Namorar é sempre um começo. São as formalidades do início, é estar bem informado, é dar e ter orgulho, é dividir o romance para que se possa somar na paixão. É fazer do dia-dia um jardim e se tornar um exímio jardineiro pra cuidar quando brotar as flores sem que se fira com os espinhos.




Namorar é passar a madrugada na internet conversando bobagem com a amada. É explicar o que ela acha que naquele momento só você sabe. É ao menos tentar! Namorar é buscar inspiração em tanta coisa que jamais poderia te ensinar a ser feliz. Quando se ama, se é realmente amor, há alegria e há dor, há excitação e há ternura, há uma falta, mas há algo sobejador. O equilíbrio dessas forças de sentimento pode nos provar, mesmo que alguém queira contrariar, o que é amor.




E o que mais posso dizer de namorar? Quem sabe seria um quase-amor. Ou um estranho amor? Namorar não tão bem se define, em cada um há um prazer e uma sensação que cada paladar dar o sabor. Quem sabe namorar seria ou é, o começo do tão sonhado primeiro amor.

Comentários

  1. Parabéns Calvet belíssimo texto...só mesmo um poeta como voçê para expressar tão bem o verbo namorar.

    Lucas Andrade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

seu comentário será previamente analisado. Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Encontro de Jovens com Cristo?

Eu te amo.