O mundo das fusões e das ideias infundadas


Com a globalização, essa união massificada dos povos, culturas, raças, essa aproximação abstrata entre as nações, o mundo vive nos últimos tempos, avanços significativos. É a internet e seus fascínios, às vezes, absurdos; são grandes blocos de países desenvolvidos e em desenvolvimentos, com seus números e gráficos que, só por eles mesmos são entendidos, julgados e avaliados; afinal a maioria nunca sabe ao certo como esses números afeta a sua vida.

Como se estivéssemos numa estação, vendo as novas tendências da moda, o mundo hoje assiste, quase sem perceber a diferença, a essas fusões de grandes empresas nacionais e multinacionais. Os noticiários dos últimos anos, vez por outra são ocupados com o estopim econômico da fusão de grandes empresas.
Os comerciais de cerveja, por exemplo, perderam aquela alegria e criatividades extremas, após a fusão da Brahma com a Antarctica, criando a AmBev. Aquela rivalidade de cem anos que existia entre elas, foi-se desaparecendo sem que percebêssemos. A coisa é tão fabulosa economicamente para eles (seus donos) que a AmBev hoje se casou com a Belga Interbrew.

E nessa enxurrada de fusões, de estratégias globais desses grandes grupos mundo à fora, aqui nesse país de culturas tão diversificadas, grupos tão conhecidos da gente, principalmente pelo talento de seu marketing, estão andando de mãos dadas como casais apaixonados. No ar, a Varig não resistiu aos encantos da jovem Gol; aquele comercial fabuloso, Varig...Varig...Varig ficara na lembrança. A Nestlé pediu a mão da Garoto em casamento mas com regime “parcial de bens acionários”. Quando você for seduzido a cooommpre batom, da Garoto, saiba que ele agora é da Nestlé. O que falar do Itaú com o Unibanco, Telemar e Oi, Votorantim e Suzano(celulose) a Alemãs Porsche e Wolkswagen, a Sadia, da vovozinha simpática do comercial e Perdigão que já teve Pelé como seu garoto propaganda.

Meu Deus, tamanho talento para gerir a economia mundial, mentes brilhantes que percebem a concorrência desnecessária e resolvem unir-se para serem tratadas como gigantescas, a fim de salvar o bolso, o caixa, a honra de dizer: Não sou falido! Grandes atitudes, mas por que nos sobra ideias infundadas quando precisamos ser mais solidários, mais humanos? Por que as ideias quase sempre são mesquinhas quando se trata de solucionar problemas sociais, quando precisamos fazer alguma coisa para acabar com a desigualdade, para vivermos num lugar melhor, mais decente, mais próximo da dignidade humana? Por que nunca conseguimos dar o melhor dos nossos bens, sonhos e talentos quando o assunto é o próximo? Os homens são máquinas, e as máquinas parecem que hoje são homens! Seria tão bom ver a fusão de governos, classes sociais, cidades, países e até quem sabe torcidas de time de futebol para vivermos num lugar onde as diferenças seriam apenas traços da personalidade e nada mais.

Comentários

  1. Muito bonito...assim como vc é por dentro...
    Que Deus te abençoe e esteja sempre no controle de sua vida.

    Beijo grande em seu coração de sua irmã que lhe tem guardado em um lugar especial em meu coração.
    Ecila.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

seu comentário será previamente analisado. Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

O que é o Encontro de Jovens com Cristo?

Eu te amo.